Festa das Aves - Vila Chã da Braciosa


Foi durante os dias 14, 15, 16 e 17 que decorreu a Festa das Aves na Vila Chã da Braciosa. Pela localização priviligiada, junto a Miranda do Douro e em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional, este evento foi marcado por observações fantásticas de aves como: Águia-real, Britango, Grifo, Águia-Cobreira, Tartaranhão, e muito mais, chegando a contar mais de 40 espécies observadas.


Fui convidado para dar um workshop acompanhado de uma apresentação sobre a Fotografia de Natureza, dentro da temática do evento "Aves". Mostrei algum do trabalho que tenho desenvolvido com os seres alados e algumas das técnicas utilizadas para obter tais resultados. Assistimos a palestras do Parque Natural do Douro Internacional, da Ceras, da Aldeia, do Parque Biológico de Gaia, da Spea, da Palombar e da AEPGA (Associação para o estudo e protecção do gado assínio), principal dinamizadora do evento.


Fomos acompanhados durante todas as actividades, festejos e percursos, pelos famosos Burros de Miranda. Esta raça faz parte integrante das paisagens do Planalto Mirandês.


Durante o evento pudemos assistir ainda a sessões de anilhágem de aves pelo Paulo Tenreiro, onde posso destacar o profissionalismo e o gosto pela prática da sensibilização para a conservação. Tivemos a sorte de poder observar um casal de Papa-figos que cairam nas redes.


Agradeço o convite da AEPGA e espero que o evento tenha muitos anos de vida. Até para o ano!

Sem comentários: