Construir abrigos fixos


Este próximo artigo é dedicado à criação de abrigos fixos para a obtenção de imagens de vida selvagem.
Vou tentar passar algumas ideias de como construir um abrigo, da forma mais barata e viável possível.
Apresento um caso prático, em que utilizei à volta de 15 metros de rede verde (pode adquirir em qualquer drogaria). Dei dupla volta à rede em cada uma das faces do abrigo que tem a forma de um cubo com 1,5 metos, para garantir a opacidade à luz. Com estas medidas podem estar 2 fotógrafos lá dentro, com tripés montados. Devo ter gasto por volta de 20€ apenas na rede.
Os troncos de madeira são de acácia cortada em pleno mato para o efeito. Poupei bastante ao não utilizar outros materiais de suporte. Utilizei sisal para unir as extremidades dos troncos e também para unir a rede à estrutura.
Seguiram-se os rasgos na frente da rede. Um horizontal, panorâmico, para melhor observação de toda a envolvente e outros dois circulares, com o diâmetro adaptado à minha lente Canon 100-400mm F4/5.6 L.
É importante integrar ao maximo o abrigo com elementos naturais, tanto na localização, como na camuflagem. Deixei o abrigo direccionado a Norte para aproveitar tanto a luz do nascer como a do por do sol. Não é obrigatóriamente a melhor opção. Se prefere apanhar o nascer, recomendo que direccione o abrigo para Oeste, se preferir o por do sol aponte o abrigo para Este. Garante assim que o sol fica nas suas costas e o elemento a fotografar totalmente iluminado.
Utilizei ainda elementos de vegetação natural para camuflar melhor a estrutura.
Este hide foi criado para a obtenção de imagens de veados e javalis, que espero em breve poder mostrar-vos.

Sem comentários: