Gibraltar - O estreito do Mediterrâneo

No seguimento de diversas teses de Mestrado de Biologia referentes a estudos genéticos, foi elaborada uma viagem de cariz científico ao Estreito de Gibraltar. Foram recolhidas amostras de lagartixas, osgas, borboletas e cigarrinhas da espuma. Efectuei o registo fotográfico da viagem tentando mostrar a maravilhosa biodiversidade da Upper Rock Nature Reserve.


As escarpas de rocha calcária criam as condições para um desenvolvimento excepcional de uma flora fantástica. As escarpas servem também de abrigo a milhares de aves, como Gaivotas, Falcões peregrinos e muitas outras espécies. Chegámos a contar mais de 20 Milhafres reais a voar juntos durante a sua migração para a Europa.

Larus michaellis

Quanto ao Macaco de Gibraltar (Macaca sylvanus), é neste momento o único primata que vive em liberdade em território Europeu. Alimentam-se de folhas, frutas, raízes e insectos, chegando a viver até aos 20 anos e estão descritos cerca de 250 indivíduos divididos por 6 grupos disitintos.

Macaca sylvanus

Muitas espécies de invertebrados foram observadas e fotografadas, descrevendo assim a quantidade enorme de alimento para os lagartos, lagartichas, sardões, osgas e alguns morcegos. Este grupo de animais encanta-nos com os seus coloridos e formas.

Thomisus onustus

Anthocharis euphenoides

Foi interessante observar que algumas espécies de borboletas tinham dimensões distintas das borboletas da mesma espécie no nosso país. É de referir que a borboleta que se segue tinha em média mais 2 a 3 cm de comprimento de asas que as Portuguesas. Esta diferença pode surgir da disponibilidade de alimento ser maior ali no estreito.

Zerynthia rumina

Em relação à flora ali presente estão descritas 350 espécies de plantas e flores. Esta riqueza deve-se à fixação da flora nas fissuras dos penhascos calcários, bem como à enorme diversidade de insectos polinizadores existentes no Parque Natural.

Scilla peruviana

Gladiolus illyricus

Acanthus mollis

Trifolium stellatum

Chamaerops humilis

É uma viagem que recomendo a nível de Biodiversidade, não recomendo enquanto espaço para visitar monumentos ou pela cultura. Gibraltar está sobre o domínio Britânico, como tal os hábitos e costumes são típicamente distintos dos Espanhóis.
Não necessitam de passaporte para passar na fronteira do estreito, basta apenas mostrar o BI de cidadão da UE.

Sem comentários: