Predador vs. Predador

O que podemos dizer sobre a importância da Genetta genetta na nossa fauna a alguém que perdeu 10 galinhas numa semana, depois de constantes ataques à sua capoeira? Alguem a quem as aves e os seus ovos enriquecem a sua dieta.
A Gineta foi capturada com uma simples armadilha pelo dono lesado. O fim da Gineta...
A falta de presas selvagens estão na base destes ataques.
Pergunto-me se não seria importante uma melhor gestão do ordenamento cinegético.
Que tal implementar anos de repouso à caça em determinados locais?

3 comentários:

Eduardo Marabuto disse...

Luis, a Gineta não é uma espécie cinegética e é proibido caça-la. Se esta gineta teve um fim que não a libertação seja qual tenha sido o motivo, é uma infracção punida pela lei e deve ser denunciada.

Luis Ferreira disse...

Ao falar de gestão cinegética referia-me às presas da Gineta. E não estamos a falar de ser ou não punível por lei,todos sabemos isso, falamos sim de falta de alimento destes carnívoros!

Diogo Oliveira disse...

Concordo contigo Luis, estou no 3º ano de Biologia e acho que a nossa fauna continua muito mal conservada, (não estou totalmente por dentro do assunto), mas acho que existem áreas excessivas de caça e os animais têm poucos locais onde se refugiar. Também acho que fazem falta zonas de passagem seguras (como por cima das auto-estradas, algumas já implementadas na américa) que permitam espécies constantes para todas as espécies de carnívoros que ainda existem em Portugal e que os mesmos possam mudar de local de caça. Não sei como será com a re-introdução do Lince-Ibérico. Abr