Expedição CoBiG² 2010 #4

Ainda por terras francesas, em Gorges de L'Aveyron, que fica a 70kms de Toulouse, pudémos apreciar o misto de Florestas húmidas e escarpas calcárias acentuadas. Habitat, que não dispomos em Portugal. As observações de Falcão-peregrino, Gralhas-de-nuca-cinzenta, Peneireiros, Orquídeas, Borboletada e Répteis, tornaram-se uma constante durante as viagens por esta região. Nenhum trabalho é perfeito, e olhando para trás, arrependo-me de não ter levado a câmara fotográfica comigo, durante uma caminhada de duas horas, que me permitiu observar os rios a serpentear aquelas encostas.


(vídeo capturado por telemóvel)
Perdi paisagens dignas de postais!

Este Morimus asper foi safo de um atropelamento quase certo, quando passados cinquenta metros, um de nós refere "Aquilo lá atrás não era um...". Parámos e era na realidade um escaravelho enorme, desconhecido para todos nós, pois à semelhança da Gomphus vulgatissimus e do Lacerta bilineata que se seguem, não existem em Portugal.


Era engraçado que após acordarmos, tinhamos de esperar pelos banhos dos outros companheiros de jornada para efectuarmos a nossa higiene diária. Então, dei por mim em diversas manhãs, de boxers, remelas nos olhos e rede na mão a correr atrás de Insectos. Episódios dignos de uma boa risada.

Continua...

Sem comentários: