Deserto do Sahara - Merzouga

Estreei-me finalmente em África! Senti os seus cheiros, observei as suas cores e vivi as tradições do "Berço da humanidade". Uma viagem relâmpago que me fez seguir rumo a Merzouga - extremo fronteiriço entre Marrocos e a Argélia.


O local mais próximo com acesso através de avião foi Marrakech, que serviu de comando de operações. Fiquei assim a 640km de distância das gigantes dunas de Merzouga. A única forma razoável de seguir para o deserto é atravessando o Grande Atlas, chegando a atingir os 2260 metros no ponto mais alto da estrada, chamado Col du Tichka. A majestosidade dos 4167 metros de altitude desta cordilheira permitiram-me observar neve no cume, mesmo, com temperaturas de 36º na sua base.
Seguindo caminho observei a transição do habitat de alta montanha com o habitat das grandes planícies desérticas. Ao aproximar-me da meta da viagem, fui surpreendido por esta paisagem esmagadora.


A preparação das cáfilas para as travessias no Deserto do Sahara servem de escala para percebermos a dimensão destas elevações em constante movimento.


Nesta aventura, contei com o apoio de um guia Touareg, um local Berber, que me guiou por mais de duas horas de Dromedário (Camelus dromedarius) até um acampamento nómada.


As tonalidades laranja do pôr-do-sol a incidir na areia do deserto e o baloiçar dos dromedários pintaram este cenário de momentos únicos, eternizados por recordações inesquecíveis.

Sem comentários: