Polarizador na Fotografia de Anfíbios

Divididos pela fase aquática e terrestre, os anfíbios vivem dependentes de charcas, poços, rios e linhas de água doce. Vão passando de animais repugnantes a seres de extrema relevância aos olhos da comunidade e ganhando um lugar de destaque na conservação da natureza!
Quantos de nós não se desiludiram ao fotografar anfíbios? Os reflexos são a maior dificuldade encontrada na fotografia destes seres. Falando de fotografia diurna, a melhor forma de solucionar os reflexos, é fotografar com luz difusa e recorrer ao uso de um polarizador circular.
Vejam nos seguintes exemplos com o polarizador circular na lente:

Calotriton asper com rotação para menor polarização

Calotriton asper com rotação para polarização máxima

Podemos observar o desaparecimento dos brilhos da pele molhada da salamandra, bem como, a homogenização da totalidade da luz no fotograma. Parece-me uma solução bastante interessante para melhorar as nossa imagens.
Quanto a fotografia nocturna com recurso a iluminação artificial o caso é totalmente diferente. A utilização de apenas um polarizador na lente pode aumentar o contraste entre brilho e sombra, resultado que não nos interessa. Mas a polarização nocturna ficará para outro artigo.

Sem comentários: