Reflexos & Flora

(30 de Junho) O despertar por volta das 8:30 / 9:00 é marcado pelo actividade comum na casa dos Vigilantes de Natureza. Um café para abrir a pestana e o pão pré-cozido a estalar no forno é o quanto basta para uma manhã cheia de energia.
Visto que o sol apenas banha a vertente Oeste apartir do meio dia, tenho-me habituado a trabalhar alguns motivos na sombra. Dediquei esta manhâ a fotografar a actividade das Lagartixas (Lacerta dugesii mauli) ao beberem àgua doce dos pocinhos.


Podem observar, como dentro da mesma espécie, têm tantas variantes de coloração. Os adultos são praticamente negros e os juvenis, dentro de castanhos claros.
No periodo da tarde, dediquei-me à flora endémica, onde posso destacar este Goivo-da-rocha (Matthiola maderensis) que é nativa das ilhas da Madeira.


À medida que a lua vai perdendo intensidade, as noites vão ganhando presença as aves pelágicas. Nesta noite ouvi bastantes mais aves que nas anteriores. Pode ser um bom presságio para o meu futuro trabalho nocturno...

Sem comentários: