Ilha do Bugio


(4 de Julho) Dia de viagem para a ilha do Bugio em busca da Freira da Madeira. Fomos de manhã com o mar agitado, apanhámos alguma tareia. Levámos o material relativamente mal acondicionado (mala fotografia), o que justificou alguns sustos quando o bote parecia querer virar. Levei duas malas e um tripé, material suficiente para ter de fazer duas viagens de subida ao topo da ilha. O acesso Oeste, chamada de “via da garagem” é difícil e muitas vezes disponível apenas por cordas de segurança. Foi o caminho mais difícil de percorrer nas Desertas, bastante rocha solta e terra vulcânica que proporcionaram alguns sustos e escorregões.
Durante a segunda subida, para levar a alimentação, saco cama e restante material, ainda tive tempo para fotografar o João Gomes, vigilante de natureza a servir de escala à imensidão de paisagem escarpada.
Nesta noite, tive o primeiro contacto com a Freira da Madeira (Pterodroma feae), ave de porte médio, com vocalizações idênticas ao ganir de um cão e bico bastante robusto...

Sem comentários: