Scarites abbreviatus deserturum


(5 de Julho) Durante todo o dia, acompanhei a monitorização dos ninhos, para confirmação de actividade, através do “Burrowscope”, que consiste num sistema de infravermelhos com uma câmara iluminada na ponta de um cabo flexível. Os ninhos são verificados um a um. Alguns casais e indivíduos foram observados no interior do ninho com uns óculos de realidade virtual que compõem a parafernália de material de monitorização.
Consegui ainda fotografar um indivíduo da Freira-do-Bugio à tarde, exemplar retirado do ninho, visto que são indivíduos nocturnos e que vêm apenas a terra para nidificar, daí o nome aves Pelágicas. Fotografei ao fim da tarde as diversas flores e plantas que por lá pude observar. Nesta noite conseguimos recuperar um “Data logger”, peça colocada na anilha, de uma ave no ninho, que permite saber o posicionamento geográfico da ave desde o ano passado, na anterior nidificação. Fotografei ainda as instalações de apoio aos vigilantes.
Consegui fotografar o Escaravelho de pinças (Scarites abbreviatus deserturum), endémico da ilha do Bugio. Os insectos mostram uma lacuna enorme no seu estudo, desde a sua Biologia, à Ecologia e passando pela Conservação, muitas dúvidas ficam por responder...

Sem comentários: