Áreas semi-desérticas

Mesmo antes de atravessarmos o Alto Atlas via Tiz n' Test, somos surpreendidos por áreas semi-desérticas. Locais bastante secos, repletos de vegetação rasteira adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Apesar destas condições adversas, os campos por aqui, apresentaram-se repletos de vida!

Eugaster sp.

Os insectos eram mais que muitos e na sua maioria tratavam-se de espécies que não podemos encontrar em Portugal continental. Encontrá-mos alguns exemplares deste enorme grilo sobre o chão lascado típico de locais xistosos como este.

Trapelus mutabilis

Na ansia de encontrar cobras, levantei bastantes pedras, durante toda a viagem. Pelos vistos elas não quiseram nada comigo desta vez, contudo, encontrei outros seres interessantes, dígnos de umas belas sessões fotográficas. O lagarto do deserto que podem ver em cima encontrava-se junto da fêmea que é mais azulada e mais pequena. Não consegui fotografá-los juntos, fiquei-me apenas pelo macho que me permitiu uns disparos.

Bufo mauritanicus

Finalizei a sessão com um sapo-mauritânico que deambulava pela crista rochosa, com o sopro do bafo quente típico desta região...

2 comentários:

David Guimarães disse...

Parabéns pelas incríveis imagens e por tão proveitosa viagem! Também tenho que perder algum tempo no
Atlas... A Cultura, os aromas, as paisagens, os bichos... É tudo demais! Um abraço e continua com o bom trabalho!

Gonçalo Lemos disse...

Grandes fotões. Então a do lagarto, vai lá, vai! ;-) Grande abraço